UNIVERSIDADE
FEDERALFLUMINENSE
INSTITUTO
DE LETRAS
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
LINGUÍSTICA
I /Pasta: 74/A
Programa
Ø A ciência
linguística;
Ø Linguagem, língua e
fala;
Ø O signo linguístico;
Ø Sincronia e
diacronia;
Ø Valor linguístico;
Ø Sintagma e paradigma;
Ø A dupla articulação
das línguas;
Ø A descrição das
línguas: o estruturalismo;
Ø O gerativismo e a
faculdade da linguagem.
Bibliografia
BENVENISTE,
Emile. Problemas de linguística geral I. Campinas:
Pontes, 1995
__________.
Problemas de linguística geral II.
Campinas: Pontes, 1989.
DUBOIS, Jean et alii.
Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 1978.
FIORIN,
José Luiz. Introdução à Linguística:
I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
__________.
Introdução à linguística: II.
Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.
__________.
Linguística? Que é isso? São Paulo:
Contexto, 2013.
JAKOBSON,
Roman. Linguística e comunicação. São
Paulo: Cultrix, s/d.
LOPES,
Edward. Fundamentos da linguística
contemporânea. São Paulo: Cultrix, 1995.
KENEDY,
Eduardo. Curso básico de linguística
gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.
LYONS,
John. Lingua(gem) e Linguística: uma
introdução. Rio: Zahar, 1982.
MARCONDES,
Danilo. Textos Básicos de Linguagem.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
MARTELOTTA,
Mário Eduardo. (org.) Manual de
Linguística. São Paulo: Contexto: 2008.
MARTINET,
André. Elementos de Linguística Geral.
São Paulo: Martins Fontes, 1975.
MATTOSO
CÂMARA JR., Joaquim. Princípios de Linguística Geral. Rio: Padrão, 1977.
__________.
Dicionário de Linguística e gramática.
Petrópolis:Vozes, 2002.
MUSSALIM, F.;BENTES,A.C.(Orgs.). Introdução à Linguística: domínios
e fronteiras. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo:Cortez, 2001.
SAUSSURE,
Ferdinand de. Curso de Linguística Geral.
São Paulo: Cultrix,s.d.
SOUSA,
Silvia Maria de; MEDEIROS, Vanise. Linguística
I. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ 2012. Vol 1.
SOUSA,
Silvia Maria de; MEDEIROS, Vanise; EL-JAICK, Ana Paula. Linguística I. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013. Vol. 2.
WEEDWOOD,
Barbara. História concisa da Linguística.
São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
Cronograma – Cargahorária 60h.
AGOSTO (18
aulas)
05 -
Apresentação do cursoe ementa
07 -Aula
expositiva “Linguística? O que é isso?”
12 – Discussão do TEXTO 1: BENVENISTE, E.
“Comunicação animal e linguagem humana” (BENVENISTE, 1995, p. 60-67).(Resumo)
14–Discussão
do TEXTO 2: FIORIN, JL. “ A linguagem humana: do mito à ciência” (FIORIN, JL,
2013, p. 13-43)
19-
Discussão do TEXTO 3 “Linguística” (MARTELOTTA, 2008, p. 15-30). (Resumo)
21–
Exercícios
26- Aula
expositiva: “Antigos interesses e uma
nova descoberta: a língua”
28 - Discussão
do TEXTO 4 “Visão geral da história da Linguística” , “Matéria e tarefa da Linguística” e (Saussure,
s.d., p. 07-12 e 13-14) e Objeto da Linguística” (Saussure, s.d., p. 15-25) ; TEXTO 5:
MARTINET,
A. “A linguística disciplinanão prescritiva”. (MARTINET, 1975, p. 3-6)(Resumo)
SETEMBRO (18
aulas)
02-Discussão
do TEXTO 6: “O simbolismo linguístico” (Lopes,
1995, p.41-46) e “Aula 3- Índice, símbolo e signo” (SOUSA e MEDEIROS, 2011, p.
43-61)
04-Exercícios
09-Discussão
do TEXTO 7: “Natureza do signo linguístico” (Saussure,
s.d., p.79-84) (Resumo)e
“Aula 4-
O signo linguístico” (SOUSA e MEDEIROS, 2011, p. 63-80) - Pdf
11- Exercícios
de Revisão
18- Filme
e Debate
23- Aula
expositiva: “Língua: uma questão de valor”.
25-Discussão do TEXTO 8
“O valor linguístico”. (SAUSSURE, s/d, pag. 130-141). (Resumo)
30-Discussão
dos textos: TEXTO 9 “Relações sintagmáticas e relações associativas” (SAUSSURE,
s/d, p. 142-147) e TEXTO 10 “Os dois eixos da linguagem” (Lopes, 1995, p.
88-91)
OUTUBRO (16
aulas)
02- Atividade Avaliativa – Valor: 2,0
07- Aula
expositiva: “Fonética e Fonologia” e leitura de verbetes.
09 –Discussão
dos textos: TEXTO 11: “Dupla articulação” (Martelotta,
2008, p. 38 -41) e do
TEXTO 12:
“A dupla articulação da linguagem” (Martinet,
1975, p.10-17).(Resumo)
14- Atividades
da Agenda acadêmica e estudo dirigido da “Aula 16- O estruturalismo Europeu” (
SOUSA e MEDEIROS; 2013, p. 87-103) Pdf
16-Atividades
da Agenda Acadêmica e estudo dirigido da “Aula 17- O estruturalismo Americano” (SOUSA
e MEDEIROS, 2013, p. 105-120) Pdf
21-
Correção dos Estudos Dirigidos
23- Discussão
do TEXTO 13“ A cognição linguística e Conceitos Fundamentais” (KENEDY, E. 2013,
p. 12-49) (Resumo)
30- Discussão
do TEXTO 14 “O problema de Platão” (KENEDY, E. 2013, p. 51-72)
NOVEMBRO
(10 aulas)
04-
Discussão do TEXTO15 - “Inatismo” (KENEDY, E. 2013, p.73-87)(Resumo)
06- Exercícios
11-PROVA II (valor 8,0)
13 – Prova de Segunda Chamada
18-
Resultado
25-Verificação
Suplementar – VS
Avaliação
Resumos
dos textos: 8 resumos entregues 3,0 pontos; 4 resumos entregues 1,5 ponto.
Prova I – valor: 7,0 pontos
Atividade
avaliativa em sala de aula – valor: 2,0
Prova II – valor: 8,0 pontos
Média
para aprovação: 6,0
Entre 4,0
e 5,9 – Verificação Suplementar
Até 3,9-
Reprovação
OBSERVAÇÕES:
1)Frequência
mínimaparaaprovação: 75% das aulas(máximo de 8 dias de falta -16 aulas);
2) Só serão aceitos os resumos entregues na data
prevista – mínimo de 4 resumos para pontuação.
0 comentários:
Postar um comentário