Programas

| | |
UNIVERSIDADE FEDERALFLUMINENSE
INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM                       
LINGUÍSTICA I  /Pasta: 74/A
PROFª: Silvia Maria de Sousa                       silviams@id.uff.br
Programa
Ø  A ciência linguística;
Ø  Linguagem, língua e fala;
Ø  O signo linguístico;
Ø  Sincronia e diacronia;
Ø  Valor linguístico;
Ø  Sintagma e paradigma;
Ø  A dupla articulação das línguas;
Ø  A descrição das línguas: o estruturalismo;
Ø  O gerativismo e a faculdade da linguagem.

Bibliografia
BENVENISTE, Emile. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1995
__________. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
DUBOIS, Jean et aliiDicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 1978.
FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
__________. Introdução à linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.
__________. Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, s/d.
LOPES, Edward. Fundamentos da linguística contemporânea. São Paulo: Cultrix, 1995.
KENEDY, Eduardo. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.
LYONS, John. Lingua(gem) e Linguística: uma introdução. Rio: Zahar, 1982.
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Linguagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
MARTELOTTA, Mário Eduardo. (org.) Manual de Linguística. São Paulo: Contexto: 2008.
MARTINET, André. Elementos de Linguística Geral. São Paulo: Martins Fontes, 1975.
MATTOSO CÂMARA JR., Joaquim. Princípios de Linguística Geral. Rio: Padrão, 1977.
__________. Dicionário de Linguística e gramática. Petrópolis:Vozes, 2002.
MUSSALIM, F.;BENTES,A.C.(Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo:Cortez, 2001.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix,s.d.
SOUSA, Silvia Maria de; MEDEIROS, Vanise. Linguística I. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ 2012. Vol 1.
SOUSA, Silvia Maria de; MEDEIROS, Vanise; EL-JAICK, Ana Paula. Linguística I. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013. Vol. 2.
WEEDWOOD, Barbara. História concisa da Linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

Cronograma – Cargahorária 60h. 
AGOSTO (18 aulas)
05 - Apresentação do cursoe ementa
07 -Aula expositiva “Linguística? O que é isso?”
12 –  Discussão do TEXTO 1: BENVENISTE, E. “Comunicação animal e linguagem humana” (BENVENISTE, 1995, p. 60-67).(Resumo)
14–Discussão do TEXTO 2: FIORIN, JL. “ A linguagem humana: do mito à ciência” (FIORIN, JL, 2013, p. 13-43)
19- Discussão do TEXTO 3 “Linguística” (MARTELOTTA, 2008, p. 15-30). (Resumo)
21– Exercícios
26- Aula expositiva: “Antigos interesses e uma nova descoberta: a língua”
28 - Discussão do TEXTO 4 “Visão geral da história da Linguística”  ,  “Matéria e tarefa da Linguística”  e (Saussure, s.d., p. 07-12 e 13-14) e Objeto da Linguística” (Saussure, s.d., p. 15-25) ; TEXTO 5:
MARTINET, A. “A linguística disciplinanão prescritiva”. (MARTINET, 1975, p. 3-6)(Resumo)
SETEMBRO (18 aulas)
02-Discussão do TEXTO 6: “O simbolismo linguístico” (Lopes, 1995, p.41-46) e “Aula 3- Índice, símbolo e signo” (SOUSA e MEDEIROS, 2011, p. 43-61)
04-Exercícios
09-Discussão do TEXTO 7: “Natureza do signo linguístico” (Saussure, s.d., p.79-84) (Resumo)e
“Aula 4- O signo linguístico” (SOUSA e MEDEIROS, 2011, p. 63-80) - Pdf
11- Exercícios de Revisão
16- PROVA I (valor 7,0)
18- Filme e Debate
23- Aula expositiva: “Língua: uma questão de valor”.
25-Discussão do TEXTO 8  “O valor linguístico”. (SAUSSURE, s/d, pag. 130-141). (Resumo)
30-Discussão dos textos: TEXTO 9 “Relações sintagmáticas e relações associativas” (SAUSSURE, s/d, p. 142-147) e TEXTO 10 “Os dois eixos da linguagem” (Lopes, 1995, p. 88-91)
OUTUBRO (16 aulas)
02- Atividade Avaliativa – Valor: 2,0
07- Aula expositiva: “Fonética e Fonologia” e leitura de verbetes.
09 –Discussão dos textos: TEXTO 11: “Dupla articulação” (Martelotta, 2008, p. 38 -41) e do
TEXTO 12: “A dupla articulação da linguagem” (Martinet, 1975, p.10-17).(Resumo)
14- Atividades da Agenda acadêmica e estudo dirigido da “Aula 16- O estruturalismo Europeu” ( SOUSA e MEDEIROS;  2013, p. 87-103) Pdf
16-Atividades da Agenda Acadêmica e estudo dirigido da “Aula 17- O estruturalismo Americano” (SOUSA e MEDEIROS, 2013, p. 105-120) Pdf
21- Correção dos Estudos Dirigidos
23- Discussão do TEXTO 13“ A cognição linguística e Conceitos Fundamentais” (KENEDY, E. 2013, p. 12-49) (Resumo)
30- Discussão do TEXTO 14 “O problema de Platão” (KENEDY, E. 2013, p. 51-72)
NOVEMBRO (10 aulas)
04- Discussão do TEXTO15 - “Inatismo” (KENEDY, E. 2013, p.73-87)(Resumo)
06- Exercícios
11-PROVA II (valor 8,0)
13 – Prova de Segunda Chamada
18- Resultado
25-Verificação Suplementar – VS
Avaliação
Resumos dos textos: 8 resumos entregues 3,0 pontos; 4 resumos entregues 1,5 ponto.
Prova I – valor: 7,0 pontos
Atividade avaliativa em sala de aula – valor: 2,0
Prova II – valor: 8,0 pontos

Média para aprovação: 6,0
Entre 4,0 e 5,9 – Verificação Suplementar
Até 3,9- Reprovação

OBSERVAÇÕES:
1)Frequência mínimaparaaprovação: 75% das aulas(máximo de 8 dias de falta -16 aulas);
2) Só serão aceitos os resumos entregues na data prevista – mínimo de 4 resumos para pontuação.

0 comentários:

Postar um comentário